sexta-feira, 31 de julho de 2009

Brasil e Portugal lançam edital para intercâmbio de estudantes de engenharia

O objetivo do programa é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa, em estágios de doutorado-sanduíche. Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da FEUP. Para cada proposta selecionada, o grupo brasileiro será beneficiado com até três bolsas, pelo CNPq, enquanto o grupo português será beneficiado com a mesma cota, pela FEUP. “O que buscamos é o intercâmbio entre grupos de pesquisa, em que os pesquisadores elaborarão um projeto conjunto entre os dois países para concorrer às bolsas”, afirmou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

O proponente da proposta ao CNPq deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente (exceto português), residente no Brasil, ter vínculo formal/empregatício/funcional com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos doutorandos candidatos, e ser o líder do Grupo de Pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. As bolsas poderão ter vigência de seis a doze meses, a ser definida pelo proponente.

As propostas devem ser elaboradas em conjunto com o líder do grupo português, com anuência formal da FEUP para a parceria. Deverão ser encaminhadas ao CNPq sob a forma de projeto, com o preenchimento do Formulário de Propostas on-line , disponível na Plataforma Carlos Chagas, na página da Agência.

O processo de inscrição segue aberto até 16 de outubro próximo e o resultado será divulgado em dezembro, com o início de vigência das bolsas em fevereiro de 2010. Os benefícios concedidos pelo CNPq aos bolsistas brasileiros em Portugal constam de mensalidades, auxílio-instalação (para candidatos que ainda não se encontrem no exterior na data de concessão da bolsa), passagem aérea de ida e volta para o bolsista e primeiro dependente e seguro-saúde, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia - Engenharia Biomédica - Engenharia Civil - Engenharia e Gestão de Transportes - Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Engenharia Industrial e Gestão – Engenharia Informática – Engenharia Mecânica – Engenharia Química e Biológica – Engenharia do Ambiente – Engenharia Metalúrgica e Materiais – Engenharia de Georecursos – Engenharia Física.

Veja o edital completo em:


Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alunos da escola pública terão Olimpíadas de Ciência em 2010


A partir do próximo ano, os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil poderão participar da Olimpíada de Ciência, seguindo o modelo de competição entre estudantes para apoiar a divulgação científica.

A formatação da Olimpíada de Ciência está sendo discutida entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, segundo professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia do MCT. O ministério apoia diversos projetos do tipo, sendo a Olimpíada Brasileira de Matemática o mais difundido.

Com uma palestra sobre a “Ciência no Brasil”, Moreira participou na tarde desta terça-feira, dia 28, da apresentação preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em outubro. A apresentação, no auditório Roberto Santos, do Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.

Segundo ele, o projeto contribui para enfrentar o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nas escolas públicas brasileiras. Professor de física, o diretor do MCT revelou que, este ano, as Olimpíadas de Matemática deverão alcançar quase 20 milhões de estudantes, devendo mobilizar 120 mil professores e constituir-se na maior competição do gênero no mundo.

Moreira comemorou também o sucesso das Olimpíadas de Astronomia, que passaram de 450 mil participantes, em 2008, para 850 mil, em 2009. Além disso, o CNPq, que apoia olimpíadas de divulgação científica desde 1978, vai lançar, em 2010, um edital para competições em história, geografia, robótica e outras áreas do conhecimento.

Fonte: Jornal da Ciência

terça-feira, 28 de julho de 2009

RN ganhará novas bolsas de mestrado e doutorado



Por Gustavo Santos


No último dia 24/07 foi realizada reunião com o professor Emídio Cantídio, diretor de Programas de Bolsas da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A reunião teve como objetivo discutir ações de fomento e desenvolvimento da Pós-Graduação no Rio Grande do Norte. O encontro contou com o reitor Ivonildo Rêgo, a presidente da FAPERN, Isaura Rosado, e vice-reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das Universidades Federal Rural do Semi-Árido e do Estado do Rio Grande do Norte.

Na oportunidade foram discutidos os novos apoios a serem distribuídos as instituições e a atual situação dos apoios existentes. A CAPES aponta que há um déficit de bolsas de estudos para o estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a instituição o déficit é de 521 bolsas para mestrado e 140 para doutorado. Atualmente as instituições públicas de ensino superior do estado apresentam respectivamente para mestrado e doutorado os seguintes déficits - UFRN com 407 bolsas para mestrado e 89 para doutorado, a UFERSA com 74 bolsas para mestrado e 51 para doutorado e a UERN com 40 bolsas para mestrado.

Em notícia publicada no Agecom, a proposta da Capes é que todo aluno de doutorado seja contemplado com bolsas. Não precisando mais sair do seu estado para se qualificar.

No Brasil, a bolsa de pesquisa já faz parte do universo acadêmico, sendo fator fundamental para a boa produção científico-tecnológica. Os estudantes brasileiros hoje contam com o apoio das agências de fomento federais, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e estaduais, como é o caso, em Natal, da FAPERN.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Quatro projetos foram aprovados no Edital Arte Tecnológica

Por Gustavo Santos

Foi divulgado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), o resultado da seleção para o Edital 009/2009 Arte Tecnologia – Apoio à Produção e Divulgação das Artes Visuais em Novos Suportes Tecnológicos. Os projetos classificados são oriundos da UFRN e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). O Comitê de Julgamento foi composto pelos professores Nina Velasco, da Universidade Federal de Pernambuco e Luciano Barbosa, do Departamento de Artes da UFRN e por Tânia Andrade, colaboradora da Fapern. Dos R$ 100 mil, disponibilizados pelo edital, R$ 37 mil serão investidos nos projetos aprovados, de acordo com o orçamento de cada um.

De acordo com a presidente do Comitê, Nina Vasconcelos, esse edital é muito importante e de grande relevância para o estado. “Acredito que nas próximas edições devem crescer em qualidade e quantidade”, afirma.

Foram analisados sete projetos, dos quais quatro foram aprovados. A intenção é apoiar a produção e a divulgação das artes visuais em novos suportes tecnológicos no campo de ação do Estado do Rio Grande do Norte, fortalecendo, conseqüentemente, o Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais.

Os projetos aprovados serão desenvolvidos no estado do Rio Grande do Norte. As propostas variaram entre cursos de formação e projetos de instalação de interatividade.

domingo, 26 de julho de 2009

Brasil e México acertam cooperação em projetos na área de educação tecnológica

Os governos do Brasil e do México firmaram acordo para a realização de dois projetos de cooperação técnica na área de educação profissional e tecnológica. Representantes dos dois países definiram as bases do acordo na última semana na capital mexicana.

O projeto prevê que professores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia repassarão aos mexicanos as suas experiências na estruturação de cursos de telecomunicações, energias renováveis e aeronáutica.

Em contrapartida, os mexicanos transmitirão seus conhecimentos no campo da certificação profissional. O acordo tem o aval da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e será selado em definitivo em agosto, com a vinda ao Brasil do presidente mexicano Felipe Calderón.

Os professores brasileiros que prestarão assessoria no México são de diferentes instituições. Na área de telecomunicações, serão enviados docentes do Instituto Federal Fluminense. No setor de aeronáutica, serão professores do IF São Paulo, e no campo das energias renováveis serão enviados especialistas dos institutos da Bahia, do Maranhão e do Sul de Minas Gerais. A estrutura dos cursos compreende o desenho curricular, a formação de docentes e aspectos referentes à operacionalização.

Posteriormente, professores mexicanos virão ao Brasil para compartilhar os seus conhecimentos sobre certificação profissional. Eles também querem conhecer o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), que tem por objetivo formar uma rede de educação profissional nas instituições públicas de ensino (federais, municipais e estaduais) por intermédio da modalidade educação à distância.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Setec