quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alunos da escola pública terão Olimpíadas de Ciência em 2010


A partir do próximo ano, os estudantes das escolas públicas de todo o Brasil poderão participar da Olimpíada de Ciência, seguindo o modelo de competição entre estudantes para apoiar a divulgação científica.

A formatação da Olimpíada de Ciência está sendo discutida entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação, segundo professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia do MCT. O ministério apoia diversos projetos do tipo, sendo a Olimpíada Brasileira de Matemática o mais difundido.

Com uma palestra sobre a “Ciência no Brasil”, Moreira participou na tarde desta terça-feira, dia 28, da apresentação preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em outubro. A apresentação, no auditório Roberto Santos, do Museu de C&T da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.

Segundo ele, o projeto contribui para enfrentar o desafio de oferecer uma educação científica de qualidade nas escolas públicas brasileiras. Professor de física, o diretor do MCT revelou que, este ano, as Olimpíadas de Matemática deverão alcançar quase 20 milhões de estudantes, devendo mobilizar 120 mil professores e constituir-se na maior competição do gênero no mundo.

Moreira comemorou também o sucesso das Olimpíadas de Astronomia, que passaram de 450 mil participantes, em 2008, para 850 mil, em 2009. Além disso, o CNPq, que apoia olimpíadas de divulgação científica desde 1978, vai lançar, em 2010, um edital para competições em história, geografia, robótica e outras áreas do conhecimento.

Fonte: Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário