quarta-feira, 15 de julho de 2009

O olhar crítico da inserção da matemática na vida dos jovens, por Francis Dupuis, secretario geral do Espaço Ciencia de Recife


Por Gustavo Santos


Convidado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), para capacitar os monitores da exposição Por que a matemática?, o secretario geral do Espaço Ciência de Recife/PE, Francis Dupuis conversou com o Blog Informação da Ciência, antes da abertura da exposição, no dia 8/07, no Sebrae.


Dupuis comentou que os jovens estão se afastando cada vez mais da área das ciências exatas, mas a exposição Experimentar na Matemática tem feito a ponte de ligação entre a matemática e os estudantes. “Os jovens querem uma satisfação imediata, querem um resultado mais rápido”, afirma.


De acordo com o secretario geral do Espaço Ciência, que é francês, o Brasil possui uma comunidade universitária de bom nível, mas na educação básica ainda existem vários problemas a serem corrigidos, como é caso dos professores que não são formados, mas estão dando aula apenas para cobrir um buraco da educação brasileira. Ele relata que no seu país o ensino básico também passa pela mesma situação.


Falando sobre a exposição Experimentar na Matemática, que em Natal adotou o nome Por que a Matemática?, Francis Dupuis, afirma que ela busca a popularização da matemática, divulgando conceitos, tanto na história, quanto na sua aplicação. O objetivo é trazer uma nova forma de se aprender matemática, buscando novos artifícios para o ensino da matemática. “Tem que dar aos meninos o gosto pela matemática”, diz.


Francis Dupuis é formado em matemática pela Maîtrise ès sciences Mathématiques - Universite de Paris XI - 1974, com especialização em Enseignement informatique CFAPI – Universite de Paris VI - 1987. Tem experiência na área de divulgação científica - concepção de exposições e edição de publicações voltadas para o público escolar e o grande público. Trabalha com planejamento e exposições, coordenando, orientando e organizando exposições de caráter científico.


Atualmente é secretário geral do Espaço Ciência, de Recife/PE um dos maiores museus interativos de divulgação científica da América Latina. Localizado em uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o museu abriga um espaço natural e possui mais de 200 experimentos, além de exposições e um centro educacional com diversos laboratórios à disposição de escolas de todo o país. O museu funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, o museu fica aberto das 13h às 17h.


Além de secretário geral do Espaço Ciência é também orientador do laboratório de matemática que oferece várias atividades na área. Periodicamente são realizadas oficinas temáticas, além de shows de Matemagia, espetáculos apresentados em lugares públicos. A área de matemática do Espaço Ciência dispõe ainda de kits de jogos matemáticos, que podem ser emprestados para as escolas trabalharem com seus alunos em sala de aula. Além da presença da Matemática em vários experimentos da trilha da descoberta e do Pavilhão de Exposições, a equipe de Matemática proporciona várias atividades.

2 comentários:

  1. Simplesmente tudo de bom! Quem seria mais apropriado para falar sobre Matemática que um estudioso tão conceituado quanto Francis Dupuis? Meu único espanto é saber que a França passa pelos mesmos problemas que o Brasil quando se trata de ensino básico. Afinal de contas, grande parte do povo brasileiro tende a renegar seu país, atribuindo a este tudo de ruim e citando como exemplo de excelência países europeus ou norte americanos!

    ResponderExcluir
  2. O seu blog também é bem interessante e é da mesma área que o meu, enfocando as notícias. Claro que podemos fazer parcerias. Fiz meu blog a menos de duas semanas e não sei como usar os tag´s, então voce terá que me explicar como podemos divulgar o meu blog no seu e vice-versa.

    ResponderExcluir