segunda-feira, 6 de julho de 2009

Exposição “Por que a Matemática?” chega a Natal


Por Gustavo Santos


A cidade de Natal recebe a exposição internacional de matemática, com o tema, “Por que a Matemática?”, em comemoração ao ano da França no Brasil. Apresentada em mais de 50 cidades de 25 países na África, Oriente Médio, Ásia, Europa e agora na América Latina, Brasil, Natal. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 09 a 25 de julho, no horário das 09h às 17h, no SEBRAE. A exposição é realizada através do incentivo da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para assuntos de CT&I (Consecti), em parceria com a Embaixada da França.


Monitores capacitados por equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec), do Núcleo de Pesquisas do Estado do Rio Grande do Norte (Nupern) e do Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy (Ifesp) guiarão as visitas à exposição. Na mesma oportunidade também serão capacitados professores da rede estadual, municipal e particular de educação, atuantes em escolas de Natal.


Você já andou de bicicleta com rodas quadradas? Será que a linha reta sempre é o caminho mais breve? Você já viu brocas para fazer furos quadrados, ou mesas para três pessoas se transformando em mesas para quatro? Todas essas respostas você irá encontrar na exposição “Por que a Matemática?”.


De acordo com a coordenadora do evento, Lucina Guerra, o objetivo da exposição é possibilitar uma visão mais lúdica da matemática. “Tornando o aprendizado mais fácil, mais interativo”, afirma.


A exposição reunirá painéis e jogos interativos a serem dispostos em mesa. Os temas abordados serão ler a natureza; preencher o espaço; calcular; construir; estimar; prever; otimizar; provar; demonstrar; experimentar. Ainda durante as visitas, que deverão ser agendadas, serão realizadas oficinas com atividade manuais.


Serviço:


Agendar pelos telefones: 3232-1437 (Codese) ou 3232-1438 (Nupern), falar com Pedro Fernandes ou Denise Domingos. Visitas: de 2ª a 6ª, das 09 às 17h.Outras informações sobre a exposição no Rio Grande do Norte podem ser obtidas com a coordenadora do evento, Lucina Guerra, pelo telefone: 3232-1727.

Um comentário: