quinta-feira, 9 de julho de 2009

Estudantes brasileiros participam da 50ª Olimpíada Internacional de Matemática na Alemanha


Os jovens matemáticos mais talentosos de todo o mundo participarão da 50ª. Olimpíada Internacional de Matemática – IMO –, a ser realizada na Jacobs University of Bremen, na cidade de Bremen – Alemanha entre os dias 14 a 21 de julho próximo. Os estudantes deverão desenvolver soluções elegantes e criativas na tentativa de resolver difíceis problemas matemáticos e assim conquistar medalhas de Ouro, Prata, ou Bronze. Os organizadores esperam para este ano a participação de cerca de 600 estudantes de 104 países.

A Olimpíada Internacional de Matemática é a competição mais importante e de mais alto nível para estudantes de ensino médio com não mais de 20 anos de idade. A competição é realizada a cada ano em um país diferente, sempre durante o mês de julho. Em cada um dos dois dias de competição, os estudantes terão quatro horas e meia para resolver uma prova de três problemas de matemática, previamente selecionados por um júri internacional, os quais abrangem disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória.

O Brasil será representado por uma equipe de seis estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM – os quais foram aprovados num rigoroso processo de seleção. A equipe brasileira é liderada pelos professores: Carlos Yuzo Shine de São Paulo – SP e Ralph Costa Teixeira do Rio de Janeiro – RJ.

Conheça a equipe brasileira Henrique Pondé de Oliveira Pinto de Salvador – BA (atualmente estuda em São Paulo) Renan Henrique Finder de Joinville – SC (atualmente estuda em São Paulo) Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales de Salvador – BA (atualmente estuda em São Paulo) Davi Lopes Alves de Medeiros de Fortaleza – CE Marco Antonio Lopes Pedroso de Santa Isabel – SP Matheus Secco Torres da Silva do Rio de Janeiro – RJ.

BRASIL E O HISTÓRICO DE MEDALHAS NA IMO

O Brasil participa desta importante competição desde 1979 conquistando desde então um total de 81 medalhas, sendo 7 de ouro, 18 de prata e 56 de bronze.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq, do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq

4 comentários:

  1. Como Bacharel em Ciência da Computação, onde há muita matemática a ser estudada, considero esta olimpíada de muita importância. Levar ao conhecimento mundial que o Brasil possui jovens talentosos e inteligentes, em qualquer área, é de suma importância para que o preconceito para com imigrantes brasileiros seja amenizado. Há de se considerar que brasileiro não nasceu, apenas, para lavar pratos e servir mesas em países do exterior. Possuímos um cérebro aguçado e curioso, o qual, se bem trabalhado, pode trazer títulos e reconhecimento. Parabéns, mais uma vez, pela matéria e sorte aos competidores!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário anterior. O Brasil tem lutado bastante para levar mundo afora uma visão contrária ao que a imprensa sempre tem alardeado. Uma das grandes ferramentas nesse processo tem sido a educação. As olimpíadas de Matemática são um parâmetro a mais. Mas veja-se a expansão da rede do ensino técnico, a interiorização das universidades... enfim, é um processo que vai levar um pouco mais de tempo e planejamento para que se firme. Parabéns pela iniciativa do blog e dedos cruzados pelos competidores das Olimpíadas.

    ResponderExcluir
  3. A exposição internacional passível de se obter na participação das Olímpiadas em causa, efectivamente realça o potencial intelectual do Brasil aos olhos do Mundo. É de enfatizar que as excelentes prestações efectuadas no passado, já abriram a porta a muitos Brasileiros em Portugal para serem enquadrados em equipas de trabalho cientifico, investigação e desenvolvimento nas mais diversas áreas.

    ResponderExcluir
  4. No mundo de hoje, tão competitivo, é necessário agregar conhecimentos, com muita dedicação e perserverança. E nada melhor do que um evento deste nível. É necessário que se diga que, qualquer experiência adquirida - mesmo que não venham os resultados esperados - é sempre bem vinda.

    Boa sorte aos participantes!!

    ResponderExcluir